terça-feira, 26 de outubro de 2010

29 de outubro- dia Nacional do Livro


"Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo."

Fernando Pessoa

28 de outubro - Dia do funcionário público


Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.

São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Preservando a Natureza!!!


Os alunos do 5°A e 5°B alunos da professora Fátima, trabalharam durante meses o agrinho,biodversidade,principalmente se tratando da Amazônia.No fim fizeram textos trantando sobre a Amazônia .Ouve uma votação dos melhores que vocês irão ver a seguir:



Um sonho


Depois de um dia como outro qualquer onde brinquei muito,estudei e ajudei minha mãe,enfim hora de dormir.

Assim que dormir tive um sonho,mas não foi um sonho qualquer,comecei a andar em diversos lugares do Norte ao Sul, o que encontrei?

Um mundo diferente,muitas árvores, o planeta não estava sofrendo com queimadas e desmatamento, encontrei pessoas preservando a natureza em parte a amazônia, os animais estavam felizes os peixes nadavam em um ritmo de felicidade, por que o rio não estava poluido. Passei por um grupo de crianças jogando o lixo na lixeira e professores ensinando que os alunos devem respeitar um ao outro e que são eles o futuro do nosso Brasil.

Continuei andando, gostei de ver tudo isso. Entre o Suldeste e Nordeste,encontrei pessoas plantando árvores e soltando animais que estavam presos, explicando que para fazer um Brasil melhor tinha que ser assim.

No Centro-Oeste, estava ventando, até choveu, passei em uma praça e uma criança me disse que lá não existia desmatamento, poluição, nem queimadas, que eles eram felizes porque sabiam cuidar do futuro da natureza e que os pais sempre estavam ajudando nessa preservação.

foi ai que acordei e pensei "tenho que fazer um mundo como no meu sonho"!


Aluno(a):Mayara.

Turma :5°"A"




Nós somos o futuro


Que futuro eu queria para mim?Temos que sempre está fazendo isto para nós mesmos.

Queremos uma Amazônia nos dando os melhores medicamentos?salvando vidas? os animais em uma grande variedade de espécie? Sim nós queremos e nós podemos ter isso e muito mais. Temos que dar um grito para que todos nos ajudem a preservar tudo que nós temos, prara que no futuro sejamos modelo para outros países.Nós somos capazes de fazer um trabalho de formiguinha, onde podemos cada vez trazer mais pessoas para o nosso lado. em favor da preservação á natureza.

Muitos projetos existem, posso citar o projeto agrinho ele é maravilhoso, porque não trabalhar ele?

Devemos conscientizar cada dia mais pessoas começando por nossa casa.

O futuro da natureza só depende de nós.

Aluno(a):Nayane

Turma: 5°"A"


terça-feira, 12 de outubro de 2010

15/10 dia do Professor


Obrigado professor!
Por ter em mente que um dia serei gente.
Obrigado professorpelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui.
Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar.
Obrigado professor por entrar em meu caminhosempre me tratou com amor e muito carinho.
Obrigado professor por sempre me ensinar por isso e outras coisas sempre irei te amar.
Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia.

Feliz dia dos Professores!

12/10 dia da Criança


O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

No Brasil, o Dia da Criança é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que é um feriado.

11/10 Dia do Deficiente Físico


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 14 de outubro de 1992 durante a 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas.Podemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.Muito tem sido falado sobre acessibilidade, mas ainda estamos longe do que é ideal. A luta pelos direitos da pessoas portadoras de deficiências é grande e precisa do apoio de toda a sociedade.