terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Agrinho!!













Projeto Agrinho





"cuidando do futuro"

O programa veio com a intenção de educar toda a comunidade escolar, desde seus educadores até as familias dos educandos.
Os principios do projeto é estimular a Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
O desempenho da gestão da Escola Municipal Dalva X - Marcilio Dias tem sido marcado por profissionais competentes e que dá qualidade no projeto explicitado, fazendo parcerias com os professores locais para fazer acontecer o projeto que se encontra em ação. Os professores envolvidos no projeto seguem a proposta pedágogica baseada na interdisciplinariedade e na pedagogia de pesquisa, sendo dentro dos currículos escolares, assim como o projeto "21", implantando no Brasil, na cidade do Rio de janeiro do ano de 1992, compromisso firmado por 179 países e as organizações das Nações Unidas - ONU, onde mais de 2005 recomendações práticas foram trabalhadas, tendo objetivo preparar o mundo para os desafios do século XXI.
Portanto na escola o projeto Agrinho tem sido desenvolvido nas proporções da sala de aula de acordo com cada série.
O 1°ano do Ensino Fundamental Turmas A e C da Profª:Arolisa Maria Carvalho Rodrigues, já está em ação e veja os acontecimentos in loco:

Ações

01.Painel dos 10 mandamentos do Planeta(em parceria com o 2°ano da prof°:Luciene);
02.Visita a horta e seus cuidados;
03.Atividades de alunos sobre a preservação da natureza exposta em sala de aula.
04.O cuidado com o meio ambiente seja na escola e fora da escola;
05.Informações sobre a economia de energia e mais o que estar por vir..aguardem!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

29 de Agosto - DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO






25 de Agosto dia do Soldado!!


O dia do soldado é comemorado no dia 25 de agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1083. Com pouco mais de 20 era capitão. Luís Alves de Lima - Duque de caxias - lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Soldado é uma graduação do fundo de hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidárius - alguém que é pago para servir.

No Brasil o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908.Ao completar 18 anos,todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha,Exército ou Aeronáutica).

A carreira de soldado proporciona o jovem o aprendizado de valores como disciplina,organização,amor à pátria,solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz,dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são organizadas paradas militares em sua honra.Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil de Portugal, ou dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

22 de agosto dia do folclore!!

Em 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação".

Qual a origem do folclore brasileiro?

O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.

Região Centro-Oeste

Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.

PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS

PARLENDAS

São versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta. Como variam bastante, cada pessoa pode conhecê-la de um modo diferente. Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas.

Conheça ou relembre algumas parlendas

"Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis" .

"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração".

"O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada".

"Chuva e sol,
casamento de espanhol.
Sol e chuva,
casamento de viúva".

TRAVALÍNGUAS

"São parlendas que ajudam a dicção. Ao falar rapidamente as palavras, a língua costuma ficar presa, travada. Daí o nome de travalíngua".

Leia algumas:

O rato roeu a roupa do rei de Roma. O rei roxo de raiva rallhou pra rainha remendar.

Quem a paca cara compra, cara a paca pagará.

Debaixo da pia tem um pinto, quando a bica pinga, o pinto pia.

O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.

Num ninho de mafagafos,
seis mafagafinhos há.
Quem os desmafagafizar
bom desmafagafizador será.

O bispo de Constantinopla
Quer se desconstantinopolizar
Quem conseguir desconstantinopolizar
O bispo de Constantinopla
Bom desconstantinopolizador será.

A babá boa bebeu o leite do bebê.

Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.


Semana Lúdica!!!!


Durante a 2°semana do 2° semestre foi realizado na escola municipal Dalva X à semana lúdica. Onde os alunos puderam ter aulas diferenciadas com várias brincadeiras como: batalha naval,caça-pistas,forca,jogo da memória(formas geométricas, cores e o alfabeto) e soletrando. Os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, de uma forma mais dinâmica. Muitos ainda entusiasmados pedirão para que fosse repetida as atividades.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dia dos Pais




A origem do Dia dos Pais.



Ao que tudo indica, o dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, john Bruce dodd, ao ouvir um sermão dedicado as mães, teve a ideia de celebrar o dia dos pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem ajuda de ninguém.Então em, 1910, Sonora enviou uma petição à associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E tambem pediu auxilio a uma Entidade de Jovens Cristãos da Cidade.O primeiro Dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano,aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas,aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todos o estado de Washigton. Por fim, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o dia dos pais.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2° domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana européia.



Sejam Bem Vindos!!!


Querida Criança :)


As férias chegaram ao fim, já é hora de retornar.

Nossa escola se alegra em te encontrar!

Aqui tem sonhos,emoções, fantasia, novas descobertas, enfim, aprendizado...

Terei muita alegria em estar ao seu lado.

Nesta busca do conhecimento, sempre auxiliando,incentivando e orientando seus caminhos.

Você nos traz muita alegria.

Por isso,conte comigo sempre.


Tia Tu