terça-feira, 31 de agosto de 2010
Projeto Agrinho!!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
25 de Agosto dia do Soldado!!
terça-feira, 17 de agosto de 2010
22 de agosto dia do folclore!!
Qual a origem do folclore brasileiro?
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Região Centro-Oeste
Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS
PARLENDAS
São versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta. Como variam bastante, cada pessoa pode conhecê-la de um modo diferente. Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas.
Conheça ou relembre algumas parlendas
"Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis" .
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração".
"O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada".
"Chuva e sol,
casamento de espanhol.
Sol e chuva,
casamento de viúva".
TRAVALÍNGUAS
"São parlendas que ajudam a dicção. Ao falar rapidamente as palavras, a língua costuma ficar presa, travada. Daí o nome de travalíngua".
Leia algumas:
O rato roeu a roupa do rei de Roma. O rei roxo de raiva rallhou pra rainha remendar.
Quem a paca cara compra, cara a paca pagará.
Debaixo da pia tem um pinto, quando a bica pinga, o pinto pia.
O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
Num ninho de mafagafos,
seis mafagafinhos há.
Quem os desmafagafizar
bom desmafagafizador será.
O bispo de Constantinopla
Quer se desconstantinopolizar
Quem conseguir desconstantinopolizar
O bispo de Constantinopla
Bom desconstantinopolizador será.
A babá boa bebeu o leite do bebê.
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
Semana Lúdica!!!!
Durante a 2°semana do 2° semestre foi realizado na escola municipal Dalva X à semana lúdica. Onde os alunos puderam ter aulas diferenciadas com várias brincadeiras como: batalha naval,caça-pistas,forca,jogo da memória(formas geométricas, cores e o alfabeto) e soletrando. Os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, de uma forma mais dinâmica. Muitos ainda entusiasmados pedirão para que fosse repetida as atividades.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Dia dos Pais
A origem do Dia dos Pais.
Ao que tudo indica, o dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, john Bruce dodd, ao ouvir um sermão dedicado as mães, teve a ideia de celebrar o dia dos pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem ajuda de ninguém.Então em, 1910, Sonora enviou uma petição à associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E tambem pediu auxilio a uma Entidade de Jovens Cristãos da Cidade.O primeiro Dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano,aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas,aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todos o estado de Washigton. Por fim, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o dia dos pais.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2° domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana européia.