quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Feira Cultural das Regiões!!
Aconteceu no dia 11/11/2010, a Feira Cultural das Regiões do Brasil, onde todas as séries se movimentaram para fazerem um acontecimento de sucesso.
Com a orientação dos professores foram feitas pesquisas sobre o mapa do Brasil e que cada sala estudaria uma região específica. As pesquisas estudadas foram: Os estados que compõe a região, suas bandeiras, o folclore, o turísmo, comidas típicas e suas bebidas, seus costumes, suas danças, suas vestimentas, seus artesanatos e outras.
Cada Série teve seu momento de apresentar no pátio da escola as danças típicas de cada região, tendo como convidados as famílias dos alunos. A feira cultural foi um sucesso!. E para encrementar veja a seguir as fotos da REGIÃO SUL apresentada pela 1ª Série (1º ano) da Professora Arolisa Maria Carvalho Rodrigues.
terça-feira, 9 de novembro de 2010
15 de Novembro Proclamação da República
Você sabe o que aconteceu na manhã de 15 de novembro de 1889?
A proclamação da República!
Antes de conhecer a história da proclamação da República, vamos entender primeiro o que é República e Império.
A República é um governo que procura atender aos interesses gerais de todo o cidadão. É o povo que elege o seu Chefe de Estado, que exercerá um mandato temporário. No Brasil, o atual Chefe de Estado é o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Brasil, antes de ser uma República, era um Império. O Brasil era governado por um imperador chamado Dom Pedro II. Ele teve o poder absoluto do governo durante 49 anos.
Muitas pessoas apoiaram o fim do Império e o início da República. São elas: as pessoas que participaram das campanhas abolicionistas, fazendeiros e o exército. Quem começou de fato a conspirar para a derrubada da monarquia foi Benjamim Constant. Porém, quem proclamou a República e pôs fim ao império foi o Marechal Deodoro da Fonseca, figura de maior prestígio no exército. Convencido por Benjamim Constant, o Marechal Deodoro concordou com tal ato no dia 11 de novembro. Foi difícil convencê-lo, pois o Marechal era amigo de Dom Pedro II.
Na manhã de 15 de novembro de 1889, Deodoro, à frente de um batalhão, marchou para o Ministério da Guerra, e declarou o fim do período imperial, e o início do período republicano. Dom Pedro II, o imperador da época, que estava em Petrópolis, retornou ao Rio. Ele pensava que o objetivo dos revolucionários era apenas substituir o Ministério. No dia seguinte, foi-lhe entregue um comunicado confirmando a proclamação e solicitando sua partida para o exterior. Entre 1889 e 1930 o governo foi uma democracia constitucional e a presidência alternava entre os estados dominantes da época: São Paulo e Minas Gerais
HINO À PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Letra: Medeiros e Albuquerque
Música: Leopoldo Augusto Miguez
Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, avante, da Pátria no altar!
Liberdade! Liberdade!
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!
Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!
Retirado do Livro Hinos e Canções Militares, Edição de 1976
14 de Novembro dia Nacional da Alfabetização
Eba! Hoje é dia Nacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe? Já tentou imaginar como seria não saber ler?
Letra é vida! Que tal comemorar esse dia lendo historinhas divertidas em voz alta, brincando com as palavras e desenhando o alfabeto?
Vamos ler a histórinha abaixo.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo.
Lá se foi o leite branquinho pelo chão.
E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Moral da história:
Não se deve contar com uma coisa antes de conseguí-la.
12 de Novembro dia do Diretor escolar
Quero que saiba que sua ajuda me foi de grande valia.
E quero que saiba que pessoas tão especiais como você estão sempre prontas para fortalecer o aprendizado, a cultura.
Eu procuro olhar dentro dos corações das pessoas, porque sabemos que é de lá que extraímos o que temos de melhor.
Obrigado por sua atenção e pelo carinho dedicado.
Tudo o que fazemos pensando em ajudar ao próximo, pela própria lei da natureza, nos é devolvido em dobro.
Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça.
Que o Universo te cubra de bênçãos e seja sempre muito feliz.
Muito obrigado!
Parabéns pelo seu dia!!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
29 de outubro- dia Nacional do Livro
28 de outubro - Dia do funcionário público
São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.
O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.
Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.
Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Preservando a Natureza!!!
terça-feira, 12 de outubro de 2010
15/10 dia do Professor
12/10 dia da Criança
O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.
No Brasil, o Dia da Criança é comemorado juntamente com o dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, que é um feriado.
11/10 Dia do Deficiente Físico
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi criado em 14 de outubro de 1992 durante a 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas.Podemos considerar como deficiência física, quando alguma parte do organismo humano não apresenta um funcionamento perfeito, porém isso não pode ser considerado como diferença, pois existem várias pessoas com os mesmos tipos de limitações que as tornam normais dentro de suas possibilidades.Muito tem sido falado sobre acessibilidade, mas ainda estamos longe do que é ideal. A luta pelos direitos da pessoas portadoras de deficiências é grande e precisa do apoio de toda a sociedade.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
03 de outubro - Dia Mundial do Dentista
O dia mundial do dentista é comemorado em 03 de outubro.
A primeira escola dentária, para formar dentistas, surgiu em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos.
Os dentistas são profissionais capacitados para tratar das gengivas, da boca, dos ossos da face e dos dentes, estruturas duras que utilizamos para mastigar os alimentos. É importante visitar esses profissionais de seis em seis meses, a fim de cuidar da integridade e higiene dos dentes, fazendo limpeza e profilaxia.
Os dentes variam de acordo com os hábitos alimentares de cada espécie. Os humanos têm capacidade para rasgar, prender e triturar os alimentos, para que os mesmos passem pelo tubo digestivo em tamanhos menores, aproveitando seus nutrientes e facilitando o processo digestivo.
Os seres humanos possuem 32 dentes, divididos em duas dentições. A primeira delas, durante a infância, é chamada de provisória ou “dentes de leite” e é constituída de apenas 20 dentes. O nascimento dos primeiros dentes acontece por volta dos seis meses de idade, indo até os trinta meses. Essa dentição é trocada, variando com a idade e o tipo de dente, até que todos eles sejam definitivos.
Os dentes humanos possuem diferentes funções. Os incisivos (dentes da frente) e os caninos (os pontudos) servem para morder os alimentos, fazendo a divisão dos mesmos; os pré-molares e os molares servem para triturar, cortar e esmagar os alimentos.
Por volta dos 17 anos de idade, nascem os dentes sisos, bem ao final das gengivas. Porém, esses não têm muita utilidade para o processo de mastigação e normalmente são extraídos para não causarem problemas, como entortar os outros dentes por falta de espaço. É difícil encontrar pessoas que possuam esses dentes.
Antigamente os dentistas eram chamados de dentistas práticos, sem formação ou com pouco conhecimento, que não tratavam os dentes, mas faziam apenas a extração daqueles que estavam muito estragados. Normalmente eram barbeiros ou ambulantes, que trabalhavam em locais precários e sem a higiene necessária.
sábado, 25 de setembro de 2010
1 de outubro - Dia internacional do Idoso
quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Uma demonstração de cidadania!!
terça-feira, 21 de setembro de 2010
Data das Provas 3°Bimestre!
- 27/09 : Português
- 28/09: Matemática
- 29/09: Geografia e História
- 30/09: Ciências
- 28/09: Português
- 29/09: Matemática
- 30/09:Geografia, História e Ciências
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Conteúdo das Provas do 3° Bimestre
- Português: Interpretação de texto, formação de palavras, formação de frases, rimas, troca de letras para formação de novas palavras.
- Matemática: numerais e seus correspondentes, sistema de numeração decimal, números pares, sistema monetário e adição.
- Hist, Geo e Ciências: Folclore brasileiro, Meio ambiente, parte das plantas, as profissões, a Escola.
- Português: Singular e Plural,Masculino e Feminino,Ortografia: C ou S, S ou SS,S ou Z, C ou CH, R ou RR, Til, Ç, M ou N, L ou U.
- Matemática: Medida de massa, Prisma, Pirâmide, Cone Cilindro, Multiplicação, Adição e Subtração.
- Hist, Geo e Ciências: Sinais de trânsito, Animais Oviporos e Víviporos. Locomoção dos animais. Animais Vertebrados e Invertebrados.
- Português: Sílaba tônica, Acentuação,Circunflexo,Agudo.Frases,H, NH, LH, CH, RR, SS, SC, XC, Formação de palavras.
- Matemática: Composição e Decomposição, Adição, Subtração, Formas Geométricas.Medidas: Tempo, Calendário, Hora, Minutos.
- Hist, Geo e Ciências: Água, solo, plantas, Lendas e Folclore.
- Português: Leitura e Interpretação de textos,verbos, substantivo, pronomes pessoais, tempos dos verbos, pontuação, adjetivos, acentuação, ortografia:sons de X.
- Matemática: Adição, Subtração, Multiplicação, e divisão de números naturais.Problemas, Fração, Tabelas, Prova Real da subtração, Númeração decimal.
- Ciências: As plantas, funções das partes da planta, Os animais, Os animais herbivoro e onivoro,Alimentação saudável, pirâmide alimentar.
- Geografia e História: Mapa do Brasil, estado de Goiás e Distrito Federal.Os primeiros habitantes de Goiás,as cidades mais importantes de Goiás.Festividade de Goiás, População de Goiás.
- Português: Leitura e Interpretação de texto,Pontuação, Acentuação, Uso dos Por ques, Artigo,Substantivo, Verbo, Adjetivo, Pronomes Pessoais.
- Matemática: Tabelas, Gráficos, Fração, Multiplicação, Divisão, Problemas.
- Ciências: Sistema Digestório, Sistema Respiratório, Sistema Urinário, A reprodução Humana.
- Geografia: Leitura de mapas e gráficos, A população e as regiões do Brasil,Clima e Vegetação do Brasil,Da monarquia a republica, o segundo imperio, o inicio da republica no Brasil.Movimento no campo e na cidade.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
Projeto Agrinho!!
terça-feira, 24 de agosto de 2010
25 de Agosto dia do Soldado!!
terça-feira, 17 de agosto de 2010
22 de agosto dia do folclore!!
Qual a origem do folclore brasileiro?
O folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
Região Centro-Oeste
Danças: tapiocas, congada, reisado, folia de reis, cururu e tambor.
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Lendas: pé-de-garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho.
Pratos: arroz de carreteiro, mandioca, peixes.
PARLENDAS E TRAVA-LÍNGUAS
PARLENDAS
São versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Na literatura oral é um dos entendimentos iniciais para a criança e uma das fórmulas verbais que ficam, indeléveis, na memória adulta. Como variam bastante, cada pessoa pode conhecê-la de um modo diferente. Os portugueses denominam as parlendas cantilenas ou lengalengas.
Conheça ou relembre algumas parlendas
"Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, bolo inglês.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer pastéis" .
"Batatinha quando nasce
se esparrama pelo chão.
Menininha quando dorme
põe a mão no coração".
"O cravo brigou com a rosa
debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
e a rosa despetalada".
"Chuva e sol,
casamento de espanhol.
Sol e chuva,
casamento de viúva".
TRAVALÍNGUAS
"São parlendas que ajudam a dicção. Ao falar rapidamente as palavras, a língua costuma ficar presa, travada. Daí o nome de travalíngua".
Leia algumas:
O rato roeu a roupa do rei de Roma. O rei roxo de raiva rallhou pra rainha remendar.
Quem a paca cara compra, cara a paca pagará.
Debaixo da pia tem um pinto, quando a bica pinga, o pinto pia.
O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
Num ninho de mafagafos,
seis mafagafinhos há.
Quem os desmafagafizar
bom desmafagafizador será.
O bispo de Constantinopla
Quer se desconstantinopolizar
Quem conseguir desconstantinopolizar
O bispo de Constantinopla
Bom desconstantinopolizador será.
A babá boa bebeu o leite do bebê.
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia.
Semana Lúdica!!!!
Durante a 2°semana do 2° semestre foi realizado na escola municipal Dalva X à semana lúdica. Onde os alunos puderam ter aulas diferenciadas com várias brincadeiras como: batalha naval,caça-pistas,forca,jogo da memória(formas geométricas, cores e o alfabeto) e soletrando. Os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, de uma forma mais dinâmica. Muitos ainda entusiasmados pedirão para que fosse repetida as atividades.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
Dia dos Pais
A origem do Dia dos Pais.
Ao que tudo indica, o dia dos pais tem uma origem bem semelhante ao dia das mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, john Bruce dodd, ao ouvir um sermão dedicado as mães, teve a ideia de celebrar o dia dos pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem ajuda de ninguém.Então em, 1910, Sonora enviou uma petição à associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E tambem pediu auxilio a uma Entidade de Jovens Cristãos da Cidade.O primeiro Dia dos pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano,aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas,aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todos o estado de Washigton. Por fim, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o dia dos pais.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejado pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2° domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana européia.